quarta-feira, 27 de julho de 2016

O Café - características, importância, benefícios

O Café pode ser chamado de "bebida Brasil". Nosso país já foi o maior produtor e exportador. Esta bebida faz parte da vida diária, e traz benefícios à nossa alimentação, além de ser um elemento intermediário de confraternização e desculpa para uma pausa.

História

A descoberta do Café como fruto com possibilidade de introdução na alimentação humana foi inserida na classe de lenda. O homem, e notadamente os nascidos e criados a partir da década de 90, tem aderido a uma onda de "DUVIDOSE" aguda. O que quer que tenha ocorrido a 60 anos já levanta suspeitas de ter sido uma história real. Daí já começam a falar que é uma lenda, um mito, uma farsa. A descoberta do café foi colocada na categoria de lenda.

Seja o que for, a tradição diz que um pastor de cabras - chamado Kaldi - tinha o costume de levar seu rebanho para pastar. No meio do percurso, elas comiam o frutinho de um arbusto, e daí por diante as mesmas ganhavam enorme disposição para subir os morros que levavam aos pastos. Este frutinho chegou a nós com o nome de Café.

Situação atual

Hoje o café está difundido na Colômbia, Costa Rica, Guatemala, El Salvador e México, além, é claro, do Brasil. O sombreamento foi extinto, e a distância entre as mudas foi reduzido. No Brasil, devido ao clima muito quente, o sombreamento foi reintroduzido (anos 90) nas regiões Norte e Nordeste.

Origem da palavra

O nome Café não provém de "Kaffa" (local de origam da planta) e sim de "qahwa", que significa, pasmem, vinho. Isto se deve ao fato de que ambos se referem a bebida extraída de alguma planta.

A planta

O café nasce de uma planta exótica, cuja origem foi registrada como sendo nas terras altas da Etiópia, e que tem 60 espécies identificadas, mas apenas duas se prestam à cultura cafeeira: Coffea Arabica e Coffea Canephora. A Coffea arabica representa quase 70 % das árvores elegíveis para cultivo. É uma árvore alta (pode atingir 10 metros), mas como isto poderia dificultar a colheita, ela sofre um processo contínuo de podas que regulam a sua altura em apenas 3 metros. Seu crescimento é melhor observado em áreas com altitude entre 450 e 800 m, cuja temperatura fique entre 18 e 22 graus.

As plantas de café só começam a dar frutos comercialmente viáveis de 3 a 5 anos após as sementes germinarem. Elas são produtivas de 15 a 20 anos.

Sais Minerais

Além do principal componente, a cafeína, o café contém sais minerais muito úteis:

Elemento
 Quantidade em mg/100 g 
Mg (magnésio)
3
Ca (Cálcio)
2
K (Potássio)
49

Usos

Pode parecer excessivamente óbvio falar do uso do café, mas faz sentido. Além de bebida ele tem outros usos:

Como remédio - A cafeína contida no café consta da lista de componentes de vários medicamentos, como analgésicos (pois combate a dor e melhora a atividade cerebral, impedindo a letargia excessiva). Ele é também estimulante. A cafeína age sobre o SNC (Sistema Nervoso Central);
Em jardinagem - O resíduo da produção de café pode ser utilizado como fertilizante, por conter Nitrogênio, Fósforo e Potássio;

Benefícios

Durante anos crenças, mitos e tabus foram disseminados em torno do café, mas pesquisadores sérios chegaram a várias conclusões através de estudos meticulosos e isentos a respeito desta bebida e de seus benefícios:


  • O café protege o organismo contra doenças degenerativas;
  • Melhora a saúde do coração;
  • Protege o corpo do câncer;
  • Protege o corpo contra o diabetes;
  • Dá ao corpo condições de combater a depressão;
  • Aumenta a energia e a concentração;
  • Provê uma melhor performance física;
  • Auxilia no controle da asma;
  • Diminui o risco de doenças gastrointestinais;

Conclusão

O café é uma bebida que vale a pena incluir em nossa dieta diária.



Nenhum comentário:

Postar um comentário