sábado, 13 de outubro de 2012

Coxinha, Pastel e Empada - O consumo de salgadinhos

Herança dos portugueses, com reforço das cozinheiras no tempo da escravidão, somos envenenados todo dia pelas frituras RÁPIDAS e FÁCEIS.

O guia do brasileiro é a Preguiça, até na hora de comer.

Bastou ter uma festinha de aniversário e o mais voluntarioso grita:

Vamos comprar uns salgadinhos

Não adianta os médicos, nutricionistas e amigos advertirem. O indivíduo quer o prazer bucal, sem pensar em mais nada.

Os pastéis, no tamanho encontrado em padarias, tem, cada um, de 70 a 85 calorias. A coxinha tem de 60 a 70. O pastel tem de 60 a 80, de acordo com o sabor.

Mas as calorias determinam tudo ? Não. Uma banana tem 85 calorias. Você vai parar de comer banana ? Não.

Vamos separar as coisas. O perigoso nos alimentos são os ELEMENTOS que, EM EXCESSO, são prejudiciais. A comparação da banana com os salgadinhos vai nos ajudar a compreender tal coisa.

Pacote de Energia

Passe a encarar os alimentos como Células de Energia e Nutrientes. Todo alimento ingerido tem Energia intrínseca liberada durante a sua digestão até a absorção pelo organismo. A Energia que ultrapassar a nossa necessidade. A gordura excedente dos salgadinhos, correspondente à diferença entre o que foi ingerido e o que precisamos, é facilmente reservada no corpo entre os tecidos. Já o açúcar da banana (frutose)  vai para o fígado para usos mais imediatos, portanto é consumida em primeiro lugar quando há necessidade.

Já o açúcar processado em fábricas (glicose) tem muitas calorias (100 calorias em uma colher de sopa) por unidade de massa, além de ser absorvido com muita facilidade pelo organismo, provocando PERIGOSOS picos de concentração em nosso sangue. Se estes picos coincidirem com um acúmulo de colesterol (oriundo da gordura), o estrago estará feito. O sangue fica grosso, e as placas de obstrução produzirão seu efeito danoso.

Portanto, é preciso conjugar as idéias de calor contido (caloria), velocidade de absorção (que depende da forma da molécula do composto) e local de armazenamento e depósito. Sob esta ótica, vamos repetir o raciocínio para a banana. Ela possui muitas calorias, mas o seu açúcar (frutose) demora mais a ser absorvido, e não se deposita nos vasos sanguíneos. O mesmo não se pode dizer da gordura sob a forma do colesterol em nossas veias e artérias.

O fator preparo

Como já mostramos em post anterior, a gordura não pode passar de 160º C. Mas você acha que as salgadeiras se preocupam com isto ? Acima desta temperatura, surge a perversa ACROLEÍNA. O preparo de salgados teria que ser feito sob a supervisão de Engenheiros de Alimentos, em máquinas concebidas especialmente para isto.

Conclusão

Se você tem força de vontade, fique longe das gorduras contidas nos salgadinhos. Consuma a gordura contida naturalmente nas carnes, evite o açúcar industrializado e opte pelo açúcar de frutas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário