sábado, 30 de junho de 2012

A gordura tóxica - Obesidade e câncer

Os alimentos preparados à base de óleos e gorduras são os que proporcionam o maior consumo humano.

Por que isto ocorre ? Porque mergulhados em óleo ou gordura o preparo fica mais rápido. O óleo atinge rapidamente uma alta temperatura, fazendo com que o calor penetre profundamente as camadas do alimento, e com que este alimento fique logo pronto para ser ingerido. Daí a popularidade e a disseminação do consumo de salgadinhos desde os aniversários até os tira-gostos de boteco.

Mas como a pressa é inimiga da perfeição, aqui o ditado é transformado em:

A pressa é inimiga da alimentação

O preparo dos alimentos é feito, atualmente, por uma legião de pessoas ignorantes quanto ao que é bom para saúde e quanto ao conhecimento profundo das transformações químicas destes mesmos alimentos. Chegamos a exagerar e dizer que o preparo dos alimentos deveria ser feito somente por pessoas com conhecimento da química dos mesmos.

No caso de óleos e gorduras, a alta temperatura modifica sua estrutura, produzindo a perigosa ACROLEÍNA.

Acroleína

A Acroleína ou propenal é um aldeído etilênico, que entre outros fatos é produzida pelo aquecimento de óleos vegetais a 260 graus centígrados. Ou seja, quando a frigideira fica muito quente, resultado do mau hábito de deixar o alimento a ser cozido ou refogado em óleo por muito tempo, a temperatura chega a este limite, degradando o óleo e produzindo esta substância tóxica para o corpo humano.

E como fazer ?

Em primeiro lugar, você deveria evitar a frigideira e utilizar as panelas de cozimento a vapor (aquelas que tem a parte onde vai a água e na qual se encaixa uma caçarola toda furada). Se não tiver os meios para cozer a vapor, seja paciente e efetue vários ciclos de liga/desliga o gás. Como é feito isto ?

Coloque o alimento a ser refogado em pedaços pequenos, como por exemplo batata e cenoura. Ligue o gás e deixe esquentar um pouco ANTES DE COLOCAR O ÓLEO OU AZEITE. Desligue o gás e coloque o óleo. Ligue novamente e mexa o alimento na frigideira. Após um minuto, desligue o gás e tampe. Repita este procedimento umas cinco vezes.

Achou trabalhoso ? Escolha entre sua saúde e o câncer de intestino, duodeno ou estômago provocado pela Acroleína. É escolha sua.

Conclusão

Toda vez que se troca a qualidade pela pressa, o ser humano é que é a vítima, vítima de sua preguiça.




Nenhum comentário:

Postar um comentário