domingo, 10 de março de 2013

Alimentação na Bíblia - O calor e as diarréias

O contexto espaço-temporal

Para se compreender as recomendações quanto à alimentação nos tempos do Êxodo, é preciso saber o ambiente e o clima, durante o percurso de 40 anos para a Terra Prometida.

O ambiente é o deserto. O clima é quente e bem seco. A água é escassa mas existe no subsolo, tendo os hebreus, e principalmente Moisés, o conhecimento para se achar água quando fosse preciso.

O efeito do calor sobre as entranhas

O primeiro efeito do calor, se a quantidade de alimento ingerida não for reduzida em relação aos dias mais frios, é a má digestão, os gases e as cólicas, com consequente desarranjo intestinal. E se acrescentarmos o fator da pouca disponibilidade de água, a coisa piora.

É sabido que é bom tomar chá quente depois da refeição, pois ele ajuda a digestão das gorduras e na eliminação dos gases. Mas será que o calor do ambiente também ajuda na digestão ? A resposta é não.

No tempo de calor A DIGESTÃO DAS GORDURAS É MUITO MAIS DIFÍCIL. Por que ?

Temperatura corporal

Nossa temperatura é mantida estável pelo metabolismo entre 36º e 37º. Se ela sai deste intervalo, o Sistema de Ventilação corpórea estimula as glândulas sudoríparas a produzir o suor. Como o corpo não consegue eliminar somente a água, pois ela se encontra sob a forma de solvente, começamos a perder sais minerais com o calor. Entre estes sais está o magnésio, sódio e cálcio, que mantém processos que suportam nossa vitalidade. Daí a moleza que sentimos quando a temperatura aumenta.

Com o calor, as geladeiras de supermercado não conseguem atingir as temperaturas requeridas. O alimento então deteriora nos balcões frigoríficos a uma velocidade lenta, mas de efeito sensível no momento do consumo. Como o cliente pega e o item está frio, acha que ainda está bom. Uma das consequências da deteorização da comida é a diarreia, que tem efeito dominó. Com a diarreia perde-se mais água e mais sais. É preciso repor com soro caseiro ou Gatorade. 

Por isto devemos consumir frutas, pois são ricas em sais minerais. E não venham dizer que as frutas estão com agrotóxicos, tese reforçada pelo setor de alimentos industrializados, pois o benefício das frutas é muito maior que o malefício dos agrotóxicos.

Conclusão

Portanto, no calor, evite gorduras, massas, tome água e consuma frutas, coisas que nossos bisavós já recomendavam, mesmo sem saber a razão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário