quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Comer maçã com casca - Vitaminas e Agrotóxicos

Já é do senso comum que a vitamina da maçã está na casca. Mas toda a maçã é útil ao organismo.

Resolvemos pesquisar para ver se isto não é apenas um tabu. A fonte é o conceituado Journal of Agricultural and Food Chemistry, disponível em formato digital para pesquisa no site http://pubs.acs.org/journal/jafcau.

O que se pode dizer, lendo os artigos, é que a casca possui compostos químicos antioxidantes e nutrientes que impedem a proliferação das células com características de tumores do organismo humano.

A polpa da maçã possui taninos, compostos que possuem uma ação adstringente que inibe e combate inflamações, ácido salicílico, que entra na composição de analgésicos, potássio, que ajuda a eliminar o excesso de sódio do corpo, vitamina C, alumínio, fósforo, cálcio e enxofre. A polpa tem muita vitamina C.

Mas o que fazer com a casca

Não adianta lavar a maçã com água sanitária. O agrotóxico não se combina com ela de modo a ser eliminado. Ela apenas tira os germes da casca.

Como é sobre a casca que se aplicam os agrotóxicos, e pela dificuldade de se obter maçãs absolutamente de natureza orgânica, um simples procedimento pode higienizar a casca:

Dissolva uma colher de sopa rasa de bicarbonato de sódio (aquele que se usa para aliviar má digestão) em um litro de água. Mergulhe as maçãs nesta solução por 30 minutos. Depois lave as maçãs com jato de água.

Este procedimento, no entanto, NÃO ELIMINA O AGROTÓXICO QUE PENETRA NA POLPA DA MAÇÃ. Por que ?

Para haver combinação química, ambos os compostos devem ter uma extremidade que possa incluí-los no grupo de bases ou de ácidos. Mas os agrotóxico, segundo o doutor Alexandre Harkaly, diretor executivo do IBD (emite certificações agropecuárias e alimentícias) , não tem esta natureza definida. Ele se inclui no grupo dos anfóteros, compostos que se comportam ora como bases e ora como ácidos. Por isto os agrotóxicos são considerados POLUENTES PERSISTENTES, e precisam ser completamente abolidos.

Calor e agrotóxicos

Os defensivos agrícolas são sensíveis ao calor. No entanto, o calor degrada as vitaminas rapidamente. Por exemplo, a 33º C, após um dia, perde-se quase 50 % da vitamina C de um alimento.

Qual o maior benefício ?

Ora, então, no mundo poluído dos alimentos, devemos deixar de consumir as frutas e alimentos crus por causa do agrotóxico ? Não. Por exemplo, no caso da maçã, uma vez limpa a casca no banho citado, arriscamos a comê-la toda, pois no balanço geral os ganhos são superiores às perdas. E se tirarmos a casca, ainda ingerimos a vitamina C e os sais minerais restantes.

Sugestão

Procure as lojas de produtos orgânicos. Certamente elas se multiplicarão com o tempo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário