segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Bebida na refeição - Chá quente ou bebida gelada ?

Chamamos os chineses para falar sobre isto.

A digestão

A digestão é um processo físico-químico que envolve várias reações. Uma reação química como a digestão se processa melhor e mais rapidamente com o aporte de calor. Experimente comer o seu almoço frio e depois faça o mesmo com ele quente. Se você conseguir almoçar com a comida quase fria ( em primeiro lugar você é um super-herói ), você vai demorar a sentir fome. Se comê-la moderadamente quente (pois ninguém quer queimar a boca), após 2 ou 3 horas sentirá fome novamente.

O calor já antecipa o preparo dos compostos químicos para a sua quebra pelas enzimas da digestão. Aquele calor inicial que ativaria a reação (Energia de ativação) já vem em parte fornecido pelo que medimos e constatamos pela temperatura como quantidade de calor.

Velocidade de reação

Ora, se os compostos químicos envolvidos no processo de digestão já vem com uma determinada quantidade de calor intrínseca, mais rápida a reação em nosso estômago e duodeno. O segundo é o que hospeda a maior parte do processo de absorção de nutrientes, portanto a maior parte da digestão.

Desta forma, o tempo de permanência no estômago e duodeno diminui, diminuindo o tempo para absorção. Quanto mais lenta é uma digestão, maior o aproveitamento dos nutrientes. Quanto mais rápida, mais nutrientes passam sem serem absorvidos. E se as fibras estiverem presentes, o tempo de permanência diminui ainda mais.

E os chineses ?

Os chineses fazem suas refeições com o acompanhamento de chá quente. Isto é mais saudável, pois o calor do chá apressa as reações digestivas.

Um paciente que pedia conselhos para engordar a um médico, foi perguntado sobre que tipo de bebida utilizava após as refeições. Ele respondeu que era o chá preto, e que já fazia isto há anos. O médico então lhe disse que ele vinha FAZENDO REGIME PARA EMAGRECER TODO ESTE TE,MPO, e que preferisse as bebidas frias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário