terça-feira, 27 de agosto de 2013

Carne de vaca ou frango pode ficar fora da geladeira ?

A resposta imediata é NÃO.

Mas existem Tabus e procedimentos originados da ignorância.

Carne temperada pode ficar fora da geladeira

Existe esta crença, que veio de antes da invenção da geladeira. Os romanos já guardava alimentos em um armário, com pedaços ou moedas de prata, ou então salgados, para poder utilizar no dia seguinte.

Na Europa, as especiarias (pimenta, cravo, canela e outros temperos) eram usadas como conservantes. Mas as doenças, a deficiência de imunidade que expôs os europeus às epidemias provam que só isto não bastava.

O mundo só atingiu um patamar de consciência da Conservação Alimentar depois da invenção da geladeira.

As práticas comerciais

Se o olho do comerciante só olha o lucro, a economia PORCA, ele instrui os seus funcionários a guardar os alimentos, sim, na geladeira. Mas também os orienta a desligá-las encerrado o expediente.

É quase um ditado popular que:

O frango de hoje será a empada ou a coxinha de amanhã

Isto não tem problema nenhum, contanto que a carne "durma" na geladeira. Aliás, melhor seria ela "dormir" no congelador. A carne, mesmo à temperatura de 11 graus centígrados tem ATIVIDADE QUÍMICA, expressa na liberação de histaminas (leia "Faz mal comer Atum e Sardinha em lata ?") .

Apenas 2 horas são suficientes para propiciar a proliferação de bactérias (que já vem normalmente na carne) em alimentos que contém carne. As bactérias patogênicas se multiplicam em ciclos de apenas 20 minutos. Se os manipuladores do alimento nas cozinhas de self-service, que preparam a
comida desde 7 da manhã, deixam a mesma exposta, quando o relógio marcar 11 horas (hora de servir a primeira refeição no restaurante), o alimento já terá experimentado 4 horas de exposição, ou seja, 12 ciclos de reprodução das bactérias.

Aquecimento

Depois de aquecida a comida, é preciso manter a temperatura acima de 60 graus. No entanto, nos balcões de servir dos self-services, pela exposição ao ar, a comida resfria para o intervalo de 40 a 60 graus. A parte superior, exposta ao ar, é a que mais sofre. Os operadores de balcão deste ramo de alimentação ainda fazem uma prática que piora a situação: misturam periodicamente a parte fria que está por cima, com a parte de baixo.

Conclusão

Está difícil de se comer fora de casa. Mesmo a marmita caseira, que viaja 2 horas, devido ao trânsito, deve ser depositada logo que o empregado chega ao trabalho. E se o trânsito piorar, ai não haverá mais jeito.
___________________________________________________________________
Fonte: Procurar no Google "infectologista Caio Rosenthal".

Nenhum comentário:

Postar um comentário